SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Concepções de autonomia dos educadores infantis"O que penso? Quando? Como?": o efeito das interpretações pragmáticas na produção de textos argumentativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

LAUTERT, Síntria Labres  y  SPINILLO, Alina Galvão. Como crianças representam a operação de divisão: da linguagem oral para outras formas de representação. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp. 23-36. ISSN 1413-389X.

O presente estudo investigou como crianças com diferentes níveis de instrução sobre a divisão representam a operação de divisão em situações gráficas e concretas. Oitenta crianças (5-8 anos) foram solicitadas a repre sentarem no papel e através de material concreto duas operações de divisão oralmente apresentadas pelo exa minador. As representações em ambas as situações foram analisadas em função da natureza dos grafismos adotados e do grau de detalhamento dos procedimentos de resolução explicitados. Verificou-se que o simbo lismo matemático foi amplamente adotado pelas crianças, havendo um efeito da escolaridade apenas em rela ção ao grau de explicitação dos procedimentos de resolução representados. Observou-se, ainda, que a situação gráfica propiciava o aparecimento de representações mais elaboradas que a situação concreta. A principal conclusão foi que o conhecimento matemático e as situações exercem um impacto na forma como crianças representam seu conhecimento e na forma como seu conhecimento é influenciado pelas representações que adotam.

Palabras clave : representação; divisão; desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License