SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1The theory of reasoned action in healthy behaviorsContents elaboration and production of contents in the argumentative writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GOES, Maria Cecília Rafael de. A experiência educacional na escola comum e a subjetividade da criança surda. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.1, pp. 45-54. ISSN 1413-389X.

Abordando a questão da inclusão em casos de surdez, o presente trabalho explora a experiência escolar como uma importante fonte de constituição da subjetividade. Através de observações e entrevistas, foi feito um acompanhamento de dois alunos surdos matriculados na 1ª série regular. O objetivo foi examinar o modo pelo qual as interações e formas de interlocução propiciadas pelas ações educativas podem afetar a significação de si pelo surdo. Os achados mostram que o projeto educativo das escolas investigadas não continha iniciativas diferenciadas para esse aluno e acabava delegando boa parte de suas atribuições ao setor fonoaudiológico. Como efeito dessa situação, as crianças eram levadas a se significarem como aluno-paciente (pois eram mais instruídos na clínica que na escola), como interlocutor incapaz (pois, na escola, o ajustamento nos diálogos era, em essência, unilateral) e como aprendiz deficiente (pois desistiram da escola, sem terem conseguido aprender a ler e escrever)

Keywords : inclusão escolar; subjetividade; surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License