SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Formação do psicólogo: desafios e perspectivas a experiência da Universidade Católica de BrasíliaConsiderações sobre a interação mãe-criança e o nascimento pré-termo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ARAUJO, Saulo de Freitas. A ciência cognitiva e o problema da folk psychology. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.1, pp. 45-53. ISSN 1413-389X.

A suspeita de que a linguagem pode tornar-se um obstáculo ao conhecimento humano não é um acontecimento novo na história do pensamento ocidental. Estendendo essa suspeita à psicologia, coloca-se a seguinte questão: a psicologia dispõe de uma linguagem que garanta sua identidade entre as demais ciências? Ao se formular tal questão, vai-se de encontro a um dos problemas centrais da ciência cognitiva contemporânea, que diz respeito ao lugar da folk psychology - o conjunto de termos habitualmente utilizado pelo senso comum para descrever, explicar, predizer e avaliar as atitudes e o comportamento das pessoas - no desenvolvimento de uma ciência da mente. É possível detectar três posições divergentes: o realismo de Fodor, o eliminativismo de Churchland e o instrumentalismo de Dennett. Após uma análise dessas perspectivas, conclui-se que os autores baseiam suas discussões em uma concepção muito restrita da folk psychology e cometem aquilo que chamamos de "o equívoco ontológico".

Palabras clave : filosofia da psicologia; ciência cognitiva; folk psychology.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License