SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Trajetória de vida e representações sociais acerca da prostituição juvenil segundo suas participantesDesnutrição e estresse na gestação: medidas comportamentais das mães e dos filhotes durante a lactação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

COSTA, Carlos Eduardo; BANACO, Roberto Alves  y  BECKER, Rodrigo Morande. Desempenho em FI com humanos: efeito do tipo de reforçador. Temas psicol. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp. 18-33. ISSN 1413-389X.

O estudo investigou o efeito do tipo de reforçador sobre o desempenho humano em FI mantido por pontos. Universitários foram expostos inicialmente a um FI 10s. Subseqüentemente, o FI foi alterado para 5, 20 ou 30s. Pontos foram trocados por fotocópias (Condição 1), por dinheiro (Condição 2) ou não foram trocados por nada (Condição 3). O tipo de reforçador parece ter afetado a probabilidade dos participantes exibirem taxa de respostas alta (participantes da Condição 2-Dinheiro) ou baixa (participantes da Condição 3-Pontos), quando expostos ao FI 10s. Parece ter afetado também a taxa de respostas quando o intervalo do FI mudou. A taxa de respostas da maioria dos participantes mudou nas Condições 1 e 3, quando o intervalo do FI foi alterado, mas permaneceu a mesma para na Condição 2- Dinheiro. Os resultados sugerem que o tipo do reforçador pode favorecer o responder em taxa alta e constante sob FI.

Palabras clave : Esquemas de reforçamento; Intervalo fixo; Tipo de reforçador; Humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License