SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Representação social de adolescentes sobre violência e suas práticas preventivasAbuso, negligência e parricídio: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MARQUES, Tânia Mendonça  e  COLETA, Marilia Ferreira Dela. Atribuição de causalidade e reações de mulheres que passaram por episódios de violência conjugal. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 205-218. ISSN 1413-389X.

Foram avaliadas as atribuições causais para o primeiro e o último episódios de violência conjugal em uma amostra de 71 mulheres que procuraram uma unidade da Delegacia da Mulher para registrar queixa-crime contra o parceiro. Ciúmes, nervosismo, agressividade, uso de álcool e desconfiança foram as causas percebidas com maior freqüência para explicar as agressões. Para análise das causas foi utilizado o modelo atribucional de ação proposto por Weiner. As atribuições causais foram classificadas pelas mulheres como internas para a primeira e a última agressões, caracterizando-se para a maioria como instáveis e controláveis para a primeira, e estáveis e incontroláveis para a última. As mulheres que atribuíram causas internas estáveis e incontroláveis para o último ato de violência do parceiro tenderam a perceber maior culpa nele e maior intenção de agredir, a ter mais sentimentos negativos dirigidos contra ele, expectativas de que a situação ficaria pior caso permanecessem na relação e positivas se o deixassem e intenção de romper o relacionamento, além de terem comparecido à Delegacia para registrar a ocorrência, o que não aconteceu quando sofreram a primeira agressão. Esses resultados dão suporte aos modelos psicossociais que relacionam atribuições a comportamentos e, particularmente, ao que foi proposto neste estudo.

Palavras-chave : Violência Contra a Mulher; Atribuição de Causalidade; Relacionamento Conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License