SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número29Sobre o potencial transformador da experiência com a literatura junto a adolescentes no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954versión On-line ISSN 2175-3474

Resumen

CARVALHO, Silvia Aparecida Santos de. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita à luz de contribuições da Teoria Walloniana: Construção de possibilidades psicopedagógicas no contexto escolar. Constr. psicopedag. [online]. 2020, vol.28, n.29, pp. 84-96. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2020/v28n29a04.

A presente elaboração tem por objetivo apresentar a pertinência da teoria de Henri Wallon para o desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. Será realizado um movimento de recuperação de processos de ensino e de aprendizagem vivenciados pela autora, que na ocasião era professora de um grupo de alunos em processo de alfabetização. Na análise aqui empreendida, desses processos de ensino e de aprendizagem serão destacadas práticas psicopedagógicas vivenciadas no contexto escolar que objetivaram a superação de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais da escolarização.

Palabras clave : Dificuldades de Aprendizagem; Leitura e Escrita; Henry Wallon.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License