SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Formação de jovens trabalhadores associados na produção da vida: questões para debateTrabalho adolescente: a experiência de uma ocupação regular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

SANTOS, Ana Paula Lopes dos  y  GALERY, Augusto Dutra. Controle sobre o trabalho e saúde mental: resgatando conceitos, pesquisas e possíveis relações. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 31-41. ISSN 1516-3717.

No presente artigo buscamos comparar, a partir de uma revisão bibliográfica, as teorias de Louis Le Guillant e Christophe Dejours em relação ao controle sobre o trabalho e seu impacto sobre a saúde mental dos trabalhadores. Para tanto, utilizamos as análises de pesquisas, realizadas por esses dois autores, tendo as telefonistas de Paris como universo. A principal categoria de análise para entender as semelhanças e diferenças entre eles foram suas teorias de base, a saber, o marxismo, no caso de Le Guillant, e a psicanálise, no caso de Dejours. Dessa forma, pudemos concluir que o controle sobre o trabalho tem importantes impactos sobre a saúde mental das telefonistas nas duas opções teóricas. Porém, o papel do contexto organizacional e a centralidade do trabalho como campo de estudo parece diferir, dependendo da teoria de base utilizada.

Palabras clave : Saúde Mental e Trabalho; Controle sobre o trabalho; Controle sobre os trabalhadores; Telefonistas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License