SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25A Mudança Social no Contexto de uma Pluralidade de Sujeitos Políticos: contribuições teóricas de Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Slavoj Zizek para a Psicologia Política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

ETCHEZAHAR, Edgardo. Dimensões do Autoritarismo: uma análise da escala de autoritarismo de direita (RWA) em uma amostra de estudantes universitários na Cidade de Buenos Aires. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 591-603. ISSN 1519-549X.

Existe agora um amplo consenso sobre a conceituação do fenômeno do autoritarismo nos termos propostos por Altemeyer (1981, 1996) como a covariação de três grupos atitudinais: agressão autoritária, submissão autoritária e convencionalismo. Estudos recentes indicam uma inconsistência entre esta proposta teórica para definir a construção e sua contraparte empírica, já que se o autoritarismo é composto de três dimensões distintas é contraditório pensar a escala RWA original como unidimensional. O objetivo principal deste estudo foi explorar a dimensionalidade da escala RWA no contexto argentino. Nós trabalhamos com uma amostra de 449 estudantes universitários (36,2% homens e 63,8% mulheres). A faixa etária dos participantes foi de 18 a 42 anos. Os principais resultados indicam propriedades psicométricas adequadas para uma escala bidimensional, consistindo de Agressão e Submissão autoritárias por um lado e Convencionalismo, pelo outro lado. A partir destes resultados e em de convergência com estudos anteriores, podemos concluir que é necessário rever a conceituação teórica do autoritarismo.

Palavras-chave : RWA; Autoritário; Dimensionalidade; Validação; Escala.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License