SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52Inumeráveis e pandemia: a memória como resistência à quantificação da vidaPsicologia e ciência: protagonismo negro e indígena na Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

INCROCCI, Caio Henrique de Mendonça Chaves; BEIRAS, Adriano  e  TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Entre vírus e humanos: a responsabilidade como resposta diante do SARS-coV-2. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.52, pp. 777-795. ISSN 2175-1390.

Neste artigo busca-se compreender como se dá a apreensão de determinadas características fisiológicas dos vírus por ficções criadas por humanos, a fim de explorar como é distribuída a responsabilidade pelos números de casos e óbitos por doenças virais na pandemia de SARS-CoV-2. Esta reflexão se dá sob uma ótica não humana e feminista e toma como delineamento metodológico a noção de SF de Donna Haraway, pelas quais é possível situar a relação entre humanos e vírus em determinados contextos globais e nacionais, considerando seus formatos e efeitos. Os debates partem da noção de antropoceno, articulado também por Ailton Krenak, explorando como os vírus são convocados às narrativas que justificam casos e mortes por doenças virais. Por fim, argumenta-se que as ficções criadas sobre estas criaturas compõe as narrativas autoindulgentes do antropoceno, que viabilizam desresponsabilizações.

Palavras-chave : SARS-CoV-2; Antropoceno; Responsabilidade; Pandemia; HIV.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License