SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número22Que dejen toditos los libros abiertos. La educación sexual en preparatorias del Estado de MéxicoUna reflexión en torno a la Alianza por la Calidad de la Educación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

NAVA, Judith Díaz  e  BARRIOS, Marisela Árraga. Programa Director de promoción del desarrollo humano para estudiantes de Orientación. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2012, vol.9, n.22, pp. 10-18. ISSN 1665-7527.

O estudo foi projetar um diretor do Programa para os alunos da palavra orientação para promover o desenvolvimento pessoal, de acordo com o perfil da raça, enfatizando competências genéricas específicas para a tarefa de orientar e utilizando como base teórica da abordagem da competência Hay Group e diretores do programa LUZ. A pesquisa foi não-campo experimental, transacional, traços multivariada, a população formou 17 professores e 110 estudantes, através de um recenseamento da população. Os dados foram coletados por meio de dois questionários com perguntas abertas para alunos e professores. Como resultado, os alunos manifestaram a necessidade de desenvolver habilidades pessoais inerentes ao papel de conselheiro, como aceitação incondicional, comunicação, empatia, gestão de grupo e conflitos, auto-conhecimento e motivação; Coincidindo com os professores que se refere ao auto-conhecimento e motivação. Os professores sentiram que deve reforçar o desenvolvimento sócio-emocional dos alunos na orientação de referência. Esta proposta de atividades acadêmicas, como workshops de encontros, o Cine-Fórum, palestras educativas, leituras, reflexo, entre outros. Concluímos que a relevância de se ter um diretor de programa para resolver o desenvolvimento sócio-emocional dos alunos numa perspectiva integrada, sendo recomendada a apresentação da proposta de formadores e professores desenvolverem o diretor do programa "Promoção do desenvolvimento humano.

Palavras-chave : Transversalidade; Perícias; Diretor do Programa de Desenvolvimento Humano perfil do Oriente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )