SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Conferências de Bernard NominéDa queda do pai à ascensão do canalha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

FIGUEIREDO, Ingrid Porto de. A inconsistência do outro e a impossibilidade de universo do discurso no campo lacaniano. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.39, pp. 63-74. ISSN 1676-157X.

Foi com Lacan que a psicanálise deslocou o inconsciente que diz a verdade para a verdade que fala por si mesma. Em seu ensino, a verdade foi situada como causa material diferente da ciência, que a tem como causa formal. Além disso, o lugar da causa é situado a partir sujeito - o sujeito da ciência, criado e foracluído pelo campo científico - em sua articulação com a materialidade do significante, com o objeto α e o campo do gozo, este batizado de campo lacaniano, por ter sido inaugurado a partir dos avanços de Lacan em relação à teoria pulsional freudiana. Então, o inconsciente estruturado como uma linguagem avança para o inconsciente em sua vertente real, trazendo o empreendimento lógico de demonstrar a inconsistência do Outro e a impossibilidade de universo do discurso.

Palavras-chave : Verdade; Causa; Gozo; Inconsistência; Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License