SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Cambio Psìquico: técnicas e instrumentos de evaluación aplicados a niños que realizan psicoterapia psicoanalìtica grupalUm estudo comparativo sobre o grau de comprometimento nos testes psicológicos de dois irmãos gêmeos univitelinos com esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MENEZES, Marco Antônio de. A reabilitação criminal no passado e no presente: uma visão histórico-jurídica. Psic [online]. 2002, vol.3, n.1, pp. 98-109. ISSN 1676-7314.

O autor apresenta um amplo panorama da reabilitação criminal, no Brasil e no mundo, sob o ponto de vista histórico e jurídico. Além das conceituações legais estritas, são apresentadas as visões históricas que contextualizaram internacionalmente o sentido da reabilitação legal e sua aplicação social contemporânea. Da mesma forma, discute-se as questões processuais, o norteamento do instituto da reabilitação na atual legislação brasileira e as perspectivas da reinserção social do indivíduo egresso do sistema prisional.

Palavras-chave : Reabilitação criminal; História da reabilitação; Direito penal; Reinserção social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )