SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3O uso da teoria de resposta ao item em avaliações educacionais: diretrizes para pesquisadoresEstrutura fatorial da Bateria de Fatores Cognitivos de Alta-Ordem (BaFaCalo) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

PINHEIRO, Igor Reszka; COSTA, Flávio Rodrigues  e  CRUZ, Roberto Moraes. Modelo nominal da teoria de resposta ao item: uma alternativa. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 437-447. ISSN 1677-0471.

Este artigo apresenta o Modelo de Resposta Nominal de Bock como uma alternativa para a parametrização dos itens de múltipla escolha, bem como para obtenção de estimativas mais precisas de traços latentes. Utilizando os dados dos 64.118 sujeitos de nove estados brasileiros e do Distrito Federal, que compõem a amostra normativa do Teste de Raciocínio Lógico Numérico de Costa, comparou-se o ajuste do Modelo de Resposta Nominal com os Modelos Logísticos de 1, 2 e 3 Parâmetros, e efetuou-se a análise das questões, dos distratores e da precisão com os dados politômicos na íntegra e dicotomizados. Conclui-se que, apesar das respostas nominais obtidas empiricamente não terem se encaixado adequadamente aos valores esperados pelo seu modelo, tal modalidade da Teoria de Resposta ao Item ainda ofereceu indícios dos motivos que levaram à má formulação de algumas questões, questionou o entendimento da própria habilidade avaliada e melhorou a precisão da medida.

Palavras-chave : Modelo de resposta nominal; Teoria de resposta ao item; Avaliação educacional.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License