SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Development and investigation of psychometric features of the motivational scale for a license to carry a gun (MSLCG) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

RUEDA, Fabián Javier Marín et al. Escala de Suporte Laboral (ESUL) e Escala de Satisfação no Trabalho: evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 479-488. ISSN 1677-0471.

O objetivo da pesquisa foi verificar evidências de validade para a Escala de Suporte Laboral (ESUL) por meio da correlação com a Escala de Satisfação no Trabalho (EST). Para tal participaram 178 trabalhadores do estado de São Paulo, dos quais a maior parte também eram estudantes universitários, e os restantes eram trabalhadores de uma indústria metalúrgica. Os resultados mostraram correlações positivas e significativas entre as dimensões da ESUL com os fatores da EST, sendo que ao aumento do suporte laboral lhe correspondeu um aumento da satisfação no trabalho. Também foram comparados os grupos extremos formados em função da EST, sendo observado que as pessoas insatisfeitas em todos os fatores da EST apresentaram as menores pontuações em suporte laboral, quando comparadas ao grupo de sujeitos satisfeitos, sendo essas diferenças estatisticamente significativas. Assim, este estudo forneceu evidências de validade para a ESUL por meio da correlação com a EST.

Keywords : Suporte laboral; Satisfação no trabalho; Psicologia organizacional; Validade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License