SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Fluência verbal semântica e fonêmica em crianças: funções cognitivas e análise temporalAdaptação brasileira das Escalas de Self Autônomo, Relacionado e Autônomo-Relacionado de Ç. Kağitçibaşi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GOMES, Alexandra et al. Estudo de validação da Escala de Necessidade de Cognição com amostra portuguesa. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 179-192. ISSN 1677-0471.

Não há consenso no que concerne à estrutura da escala de Necessidade de Cognição, (versão curta) de Cacioppo, Petty e Kao (1984). O presente estudo tem como objetivo analisar a estrutura fatorial da escala de 18 itens, numa amostra Portuguesa de 344 indivíduos, com distribuições semelhantes entre gêneros e 45,3 tendo como habilitação o ensino secundário. Os resultados da análise exploratória mostram uma estrutura trifatorial, com elevada consistência interna, o que sugere a sua bondade para aplicação à população portuguesa. Os indivíduos com uma maior necessidade de cognição parecem ser aqueles que atingem níveis de escolaridade mais elevados, contudo não são os que apresentam profissões de maior qualificação. Reitera-se a premência em continuar a estudar essa temática, nomeadamente a sua relação com os demais processos cognitivos.

Palavras-chave : necessidade de cognição; análise fatorial; adaptação; escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )