SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Attitudes regarding non-equitable gender standards: psychometric properties of the short version of a gender equitable men subscaleDeveloping self-report scales: what to do? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

CARIAS, lago Andrade; GONDIM, Sônia Maria Guedes; ANDRADE, Josemberg Moura de  and  BRANTES, Carolina dos Anjos Almeida. Medida de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino Fundamental (EMODOC): Evidências de Validade. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.3, pp. 319-328. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2103.21414.08.

O objetivo deste estudo foi construir e verificar as propriedades psicométricas da medida de competências socioemocionais (CSEs) de docentes de ensino fundamental (EMODOC). Tais competências são resultantes da articulação entre conhecimentos, habilidades e motivações para lidar com demandas socioemocionais. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, de cunho qualitativo, foram realizados grupos focais e entrevistas com o público-alvo para auxiliar a construção dos itens. Análise de juízes também foi realizada considerando índice de concordância. A segunda, de natureza quantitativa, avaliou as qualidades psicométricas do EMODOC em amostra composta por 188 docentes da rede pública de uma capital do nordeste brasileiro. Os resultados indicaram uma estrutura unifatorial com a presença de três facetas. Conclui-se que o EMODOC apresenta evidências de validade e precisão. Destaca-se que a medida inova ao considerar os aspectos situacionais do fenômeno, avaliando as CSEs dos professores em situações de interação com alunos em sala de aula.

Keywords : competências socioemocionais; docência; evidências de validade; evidências de precisão; escola pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License