SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Significations of child/childhood in the universe of songs by Chico Buarque - moments of lifeRepresentations under construction between elderly women and youths exposed to new social practices in old age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CAMPANHA-ARAUJO, Ivy Campista; NASCIMENTO, Célia Regina Rangel  and  ROSSETTI, Claudia Broetto. Tornar-se filho: a perspectiva da criança no contexto da adoção tardia . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 41-62. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61.

Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôdese concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar.

Keywords : Adoção tardia; Família adotiva; Perspectiva da criança; Vinculação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License