SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Resistência e criação: micropolítica das violências e subjetivação do medo no contexto da ciência e da democraciaEntre o desistir e o resistir: notas sobre o cotidiano docente na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

PENIDO, Cláudia Maria Filgueiras. Trabalhador-pesquisador: análise da implicação como resistência ao distanciamento do objeto. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 380-396. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p369-385.

Cada vez mais profissionais procuram pós-graduações para estudar situações relacionadas a seu próprio trabalho. Apesar disso, há escassez de estudos que analisem a singularidade dessa condição de produção de pesquisa. Com base em René Lourau, pretende-se, neste ensaio, discutir a análise da implicação como possibilidade de explorar a potência do trabalhador-pesquisador na atividade científica, em vez do distanciamento do objeto como condição. Ao final, aponta-se a escrita diarística como um possível dispositivo para o agenciamento da análise coletiva da implicação do trabalhador-pesquisador.

Palavras-chave : Trabalhador-pesquisador.; Análise institucional.; Análise da implicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License