SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Violências e tentativas de suicídio em narrativas de mulheres jovensProcessos de avaliação psicológica forense em situação de disputa de guarda na região sul brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

PEREIRA, Edson et al. Rede de apoio na conciliação família e trabalho: uma revisão sistemática de literatura. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 556-579. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p556-579.

A conciliação entre atividades profissionais e vivência familiar constitui um desafio para qualquer pessoa. Diante da formação de uma família e, principalmente, na chegada de filhos, ajustes de papéis são necessários. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender como têm sido descritas, na literatura científica, a interação trabalho e família e a rede de apoio em casais economicamente ativos com a chegada dos filhos. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura com artigos publicados entre os anos 2011 a 2016. Os resultados apontam para uma mulher "multitarefas", que divide melhor os afazeres com o homem do que há alguns anos, principalmente no cuidado com os filhos. A rede de apoio social é de fundamental importância à família em formação e está representada principalmente pelo cônjuge, pelos avós e por outros. Discutem-se estratégias de enfrentamento no conflito família/trabalho e trabalho/família e a relevância de estudos futuros com rigor metodológico.

Palavras-chave : Conflito trabalho-família; Apoio familiar; Conjugalidade; Parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License