SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Salud mental y trabajo en la salud de la familia: relato de experienciaLeucemia en la niñez y adolescencia: repercusiones psicosociales en los hermanos sanos, por la óptica de las madres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

CLEMENS, Juçara  y  SOUZA, Mériti de. Sobre o não dito do feminino e da maternidade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 641-659. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p641-659.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que, pela perspectiva psicanalítica, escutou mulheres considerando o dito e o silenciado sobre suas maternidades. Contatadas mediante rede social e profissional, as mulheresmães foram entrevistadas, considerando-se a ética e os conceitos da psicanálise: inconsciente, livre associação, transferência. Entre os resultados, encontrou-se o fenômeno do vício de fala, no qual as palavras e expressões que são utilizadas repetidamente na fala atravessam o discurso, preenchendo ausências, obturando descontinuidades, buscando o significado perdido. Utilizamos a expressão "não dito" para caracterizar essas expressões que contrariam os ideais sociais, e, ou, o que é esperado dessas mulheres, por elas e também pelos outros, para suas maternidades. Na trama do não dito, encontram-se os afetos que se expressam advindos de diferentes instâncias psíquicas na construção de cada mulher com o feminino e a maternidade.

Palabras clave : Maternidade; Feminino; Psicanálise; Afeto; Ideais sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License