SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue7The psychiatry's GAP between the clinic and the biologyPhenomenology of solitude in depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

PACHECO FILHO, Raul Albino. Psicologia social no Brasil: considerações epistemológicas e políticas a respeito de um campo fragmentado. Mental [online]. 2006, vol.4, n.7, pp. 47-66. ISSN 1679-4427.

Os campos de conhecimento que compõem o território daquilo que na modernidade ficou conhecido como "Ciência" desenvolveram-se, historicamente, associados à expansão do capitalismo. E, como não poderia deixar de ser, sempre abrigaram, em seu interior, as marcas das contradições inerentes a essa forma de estruturação das relações sociais. No caso particular da Psicologia Social - um campo fragmentado, no qual diferentes teorias e abordagens concorrem pelo direito e pelo prestígio de falar em nome da Ciência, avanços e retrocessos, conhecimento legítimo e ideologia compõem o quadro do enfrentamento entre os membros do campo. Na presente exposição, pretende-se considerar as articulações entre o campo científico e o campo social, com o objetivo de refletir a respeito das relações entre as transformações da realidade brasileira e a produção de conhecimento em Psicologia Social. Parte-se do pressuposto de que as questões teóricas e metodológicas não se esgotam no âmbito interno de cada uma das abordagens e nem mesmo no plano mais geral da Epistemologia, exigindo, para seu esclarecimento, a análise de elementos de ordem ética, política e social. Analisam-se aspectos específicos relevantes da produção de conhecimento em Psicologia Social, como a fragmentação do campo, a questão da interdisciplinaridade, do dogmatismo, do holismo, do fracionamento do objeto de estudo, da autonomia ou dependência dos campos de conhecimento, das relações entre teoria e prática e dos compromissos entre as teorias e os diferentes grupos que compõem o campo da sociedade.

Keywords : Psicologia Social; Ciência; Epistemologia; Sociologia da ciência; Realidade brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License