SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Os filhos da ciência: sobre a maternidade na reprodução assistidaA alta progressiva como meio de reinserção social do paciente do manicômio judiciário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

RODRIGUES, Rogério. Educação e psicanálise: a prática educativa e a produção de subjetividade. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 53-75. ISSN 1679-4427.

Podemos encontrar no campo educativo o predomínio hegemônico da tese de que toda relação de ensino e aprendizagem deva materializar-se em ações que resultem em efetivas trocas de práticas entre os sujeitos, e que isso possa também resultar na constituição ou na alteração de determi-nados tipos de comportamento do educando. Essa ideia apoia-se na hipótese de que o sujeito educado é aquele que desenvolve práticas observáveis e passíveis de avaliação em função das expectativas do sujeito educador. Neste artigo, o ponto central da análise é que educamos na crença de reproduzimos a nós mesmos, ou seja, educamos para formar o cidadão educado à nossa imagem e semelhança. Entretanto, o outro pode constituir-se na diferença. A educação, portanto, pode resultar em práticas que reprodu-zam a subjetividade ao realizar o “eu” no outro ou na produção do inédito.

Palabras clave : Educação; Psicologia da Educação; Psicanálise e Educação; Fundamentos da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License