SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue24A historical/conceptual study on countertransference: from Freud to the second generation of psychoanalystsMental health of health professionals in times of COVID-19 pandemic: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

SCHMITZ, Giliane Aparecida  and  SOARES, Maria Rita Zoéga. Saúde mental e cuidados psicoterapêuticos durante a pandemia de COVID-19: um ensaio teórico com foco nas possibilidades. Mental [online]. 2021, vol.13, n.24, pp. 1-21. ISSN 1679-4427.

A pandemia de Covid-19 é um evento sem precedentes em termos de emergências sociais e de saúde no mundo. Estudos apresentaram resultados preocupantes relacionados à saúde mental, com destaque para o aumento de sintomas relacionados à ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Em função do contexto, houve necessidade de adotar o distanciamento social como medida de prevenção ao contágio pelo coronavírus, o que afetou a prestação de serviços em saúde mental, que precisaram adotar o atendimento remoto. O objetivo deste artigo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre o impacto da pandemia na saúde mental e compreender como foram adaptados os serviços de suporte psicológico e psiquiátrico. Para tal, foi realizada busca entre julho e setembro de 2020 nas bases de dados do portal de periódico da CAPES e no Google Schoolar, com as palavras-chave pandemia, COVID-19, saúde mental, psicoterapia online e atendimento remoto. Dos trabalhos encontrados, selecionou-se, através dos resumos, 11 que abordavam os impactos da pandemia na saúde mental e cinco que versavam sobre estratégias de atendimento remoto e psicoterapia online, realizados nos últimos 10 anos. Posteriormente foi realizada organização do material abordando a pandemia de COVID-19 e os impactos na saúde mental; as consequências do isolamento, distanciamento social e quarentena; a importância dos cuidados em saúde mental e organização do atendimento remoto. Por fim, discutiu-se a psicoterapia online e suas possibilidades, limitações e como estratégia a ser utilizada diante do contexto de pandemia e no futuro pós pandemia.

Keywords : Saúde Mental; Pandemia; COVID-19; Psicoterapia online; Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License