SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Percepciones de la familia sobre la anorexia y bulimia nervosaEl grupo como una estrategia del asesoramiento profesional para las personas psicóticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

AVILA, Lazslo Antonio. O Eu é plural: grupos: a perspectiva psicanalítica. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.1, pp. 39-52. ISSN 1806-2490.

Este trabalho busca contribuir para construção das bases conceituais de uma teoria psicanalítica dos grupos humanos. Procedemos uma desmontagem da noção do Eu enquanto unidade primária e fundamental dos processos psicológicos e sociais. O Eu é questionado em sua representação unitária, mediante a discussão da necessária inter-relação entre o sujeito singular e os outros significativos com os quais convive desde seu nascimento. Utilizamos referenciais psicanalíticos, principalmente Freud, Käes e Bion para articular esta discussão, que também utiliza metáforas literárias. Concluímos com a acentuação do papel fundamental desempenhado pela relação inter-subjetiva na configuração tanto do indivíduo quanto dos grupos.

Palabras clave : Grupos; Psicanálise; Indivíduo; Psicoterapia de Grupo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License