SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Grupo comunitario de salud mental: la visión de los discentes de PsicologíaEl trabajo de duelo por suicidio: una lectura kleiniana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

CAETANO, Beatriz Lacerda  y  SANTEIRO, Tales Vilela. Atendimento psicológico grupal: experiências de usuários de serviços do Sistema Único de Saúde. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 120-130. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a12.

O emprego de práticas grupais tem sido descrito como um recurso útil para a atuação profissional de psicólogos e uma alternativa qualificada nos serviços em saúde. Nesse estudo, objetivou-se compreender como usuários atendidos por psicólogos, em modalidades terapêuticas grupais em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), experienciam e significam o uso dessa ferramenta. Vinte usuários participaram da investigação e entrevistas individuais foram estratégias utilizadas para acessar suas experiências. A participação em grupos terapêuticos, em equipamentos de Atenção Primária ou Secundária, há mais de um mês, foram critérios para inclusão dos entrevistados. Os entrevistados relataram aprendizagens quando em grupos, legitimando atendimentos grupais como facilitadores da construção de vínculos com seus pares e promotores de saúde. Eles recuperaram o modelo de atendimento individual como parâmetro de atenção psicológica e apresentaram a questão do sigilo como um desafio a ser trabalhado nas realidades grupais. Novas pesquisas sobre experiências de usuários de atendimento grupal psicológico nos equipamentos de saúde do SUS permitirão ampliação dos achados.

Palabras clave : psicoterapia de grupo; serviços de saúde pública; técnicas psicoterapêuticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License