SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1As metamorfoses do texto: as tecnologias de comunicação na construção de gêneros literários e processos cognitivosO advento dos ciborgues índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

PEREIRA PATRIOTA, Karla Regina Macena  e  TURTON, Alessandra Navaes. Memória discursiva: sentidos e significações nos discursos religiosos da TV. Ciênc. cogn. [online]. 2004, vol.1, pp. 13-21. ISSN 1806-5821.

Neste trabalho, fazemos uma reflexão sobre um corpus de seis programas/sermões transmitidos por diferentes emissoras, procurando analisar como o discurso religioso veiculado nos meios de comunicação de massa, em especial na televisão, legitima-se ao produzir sentidos e significações no processo desencadeado pela memória discursiva. No presente artigo, utilizamos como aparato teórico os postulados da Análise do Discurso de linha francesa, visando estabelecer uma análise interdisciplinar ao usarmos o discurso como base para a percepção dos processos cognitivos, em especial no que se refere à memória, a sua relação com a lingüística e a materialidade da linguagem religiosa. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 01: 13-21.

Palavras-chave : mídia; religião; memória discursiva; análise do discurso..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )