SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A dimensão do trágico na vida cotidiana: cognótica contemporânea ou tecnologia de subsunção da consciênciaRepresentações Mentais, Imagens Visuais e Conhecimento no Pensamento de Vigotsky índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

ISMAEL DA SILVA OLIVEIRA, Flávio. Críticas Gibsonianas à Perspectiva Representacionista da Percepção Visual. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 98-108. ISSN 1806-5821.

Este estudo contrasta duas perspectivas sobre a relação animal-ambiente com base na percepção visual, a perspectiva representacionista e a perspectiva ecológica de James Gibson. A hipótese representacionista admite que não há informação suficiente no ambiente; assim, representações mentais e processos cognitivos são necessários para a interação animal-ambiente através da percepção visual. Gibson apresenta novos pressupostos, tais como o conceito ecológico de informação, assumindo que as propriedades do mundo estão disponíveis no ambiente e são detectadas sem processos cognitivos. Este estudo objetiva analisar a tradição representacionista da percepção visual e apontar as críticas gibsonianas, assim como caracterizar os principais conceitos ecológicos.

Palavras-chave : percepção visual; informação; ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )