SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Alguns aspectos sobre mito e "estrelas" no cinema à luz da psicologia analíticaJogos Eletrônicos como um conceito chave para o desenvolvimento de aplicações imersivas e interativas para o aprendizado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

CARDOSO BOUYER, Gilbert. A "nova" Ciência da Cognição e a Fenomenologia: Conexões e emergências no pensamento de Francisco Varela. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 81-104. ISSN 1806-5821.

Neste trabalho, indicar-se-á que a "nova" ciência da cognição, ou CTC (Ciências e Tecnologias da Cognição), termo cunhado por Francisco Varela, demonstrou os limites da representação no fenômeno do conhecer, numa interessante consonância com os postulados ontológicos sobre o "si" da "cadeia de pensamento" formada por Nietzsche, Heidegger, Merleau-Ponty e Foucault (Nsc/Hdg/Ml-Pt/Fct). Há um objetivo, neste artigo, de explicitação dessa consonância entre diferentes pensadores e as ciências da cognição, sobre noções de "si emergente" e enação. Serão explicitadas as proposições das CTC semelhantes às proposições de (Nsc/Hdg/Ml-Pt/Fct), conforme veementemente confirmado e descrito por Francisco Varela. Há algo comum entre ciência da cognição e certa corrente filosófica: A crítica aos limites da representação e alguns postulados sobre o caráter emergente do "si". Interpretação e conhecimento são resultados emergentes (no sentido de emergir) da "ação-no-mundo" ou atuação, e isso já fora registrado, em enunciados bem diferentes das proposições das CTC, por (Nsc/Hdg/Ml-Pt/Fct). © Ciências & Cognição 2006; Vol. 07: 81-104.

Palabras clave : epistemologia; ciência cognitiva; teoria do conhecimento.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )