SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Customizarte: moda, arte e cultura - trabalhando com as competências humanasTrabalho em equipe de saúde: limites e possibilidades de atuação eficaz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

K. RAMOS, Daniela et al. Um checklist para avaliação de requisitos de memória de trabalho no Nível 2 do modelo P-CMM. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 059-067. ISSN 1806-5821.

Resumo O reconhecimento das potencialidades e limitações dos recursos humanos é uma questão prioritária no desenvolvimento de sistemas de informação. Paralelamente, um novo paradigma emerge na Era da Informação, valorizando os ativos intangíveis das organizações e dando início ao que vem sendo conhecida como a Era do Conhecimento. Parte fundamental nas relações que criam e utilizam o conhecimento, o homem e sua capacidade de cognição recebem atenção de pesquisadores, com destaque para a memória de trabalho. Paralelamente, têm sido desenvolvidos: modelos, métodos e ferramentas para apoiar a gestão das organizações e, entre eles, o People Capability Maturity Model (P-CMM), uma versão especializada de um modelo mais amplo de gestão de processos com foco na gestão de pessoas. Neste artigo é apresentada uma proposta de referencial, no formato de um checklist, para análise de aspectos envolvendo memória de trabalho nas atividades desenvolvidas por trabalhadores dentro de organizações, sob a perspectiva do P-CMM. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 59-67.

Palavras-chave : P-CMM; memória de trabalho; conhecimento organizacional; engenharia do conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )