SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Consciência, emoção e cognição: o efeito do priming afetivo subliminar em tarefas de atenção.Os aspectos cognitivo e afetivo da criança avaliados por meio das manifestações da função simbólica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

BISSOTO, Maria Luísa. Auto-organização, cognição corporificada e os princípios da racionalidade limitada. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 80-90. ISSN 1806-5821.

Resumo Esse artigo discute o conceito de racionalidade limitada, amplamente empregado nas teorias de tomada de decisão; analisando-se a concepção de cognição a ele subjacente. Com base nessa análise levantam-se as principais limitações de tal concepção para o entendimento dos processos decisórios humanos. Destacando a importância de se investigar formas mais complexas de compreensão da cognição nos processos de tomada de decisão, para melhor apreendê-los e trabalhar sobre eles, são explanados os princípios do conceito de auto-organização e de cognição corporificada. As contribuições desses conceitos para a compreensão dos elementos cognitivos dos processos de tomada de decisão e seus possíveis aportes para o conceito de racionalidade limitada são, então, apresentadas e discutidas. A relação estabelecida entre os conceitos de racionalidade limitada e de auto-organização e cognição corporificada não se afigura como uma relação de anteposição radical, mas é, antes, dialógica.

Palabras clave : racionalidade limitada; auto-organização; cognição corporificada; decisão..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License