SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Memória visual e tátil-cinestésica para estimativas de comprimento e áreaO jogo de regras como recurso para avaliação e intervenção: um estudo piagetiano com adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

CESCON, Everaldo. O método interdisciplinar de investigação da consciência consciente de si. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 14-25. ISSN 1806-5821.

O problema da consciência consciente de si é o ponto fundamental de toda busca humana e filosófica, pois está relacionado ao Si ou Self ou Identidade. Trata-se de uma problemática que envolve pelo menos três ordens de questões - a questão ontológica da natureza e da identidade da mente; a questão metodológica; a questão epistemológica - e uma série de temas internos tais como os conceitos mentais e as outras consciências. Apesar dos inúmeros avanços científicos, ainda não resolvemos o problema fundamental: que relação existe entre a consciência e a realidade que a circunda. Faz-se um breve excurso histórico da investigação acerca da mente demonstrando os avanços alcançados e percalços enfrentados, avaliando, assim, as possíveis abordagens metodológicas a se adotar na construção de uma "ciência da mente". Defende-se a tese de que é a partir de uma concepção interdisciplinar que deveríamos examinar a consciência evitando a onda de reducionismo e salvaguardando o caráter subjetivo da experiência.

Palavras-chave : filosofia da mente; fenomenologia; epistemologia; problema mente-corpo; consciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License