SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Linguagem e matemática: estudo sobre relações entre habilidades cognitivas linguísticas e aritméticasA evolução do jogo simbólico na criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DE GOES BRENNAND, Edna Gusmão  e  BORGES, Leônidas Leão. Inteligências múltiplas em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de objetos de aprendizagem com autoria de crianças. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 126-144. ISSN 1806-5821.

Apresenta os resultados de uma pesquisa através dos quais é constatada a potencalização da emergência de combinações de inteligências em alunos com idade entre 7 a 9 anos do ensino fundamental ao interagirem com conteúdos (imagens, textos, games, livros e músicas) disponibilizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido no âmbito do Projeto Edilivre. A pesquisa-ação foi desenvolvida com a participação de professores e alunos de duas escolas públicas da cidade de João Pessoa, PB, analistas de softwares e designers do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID/UFPB). O processo envolveu a implementação de um ambiente virtual interativo com autoria de materiais hipermídia por estes atores. Utilizou-se o aporte teórico das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Foram analisados 159 conteúdos, nos quais identificou-se, potencialmente, diversas combinações envolvendo as inteligências, a saber: a linguística, a musical, a lógico-matemática, a espacial, a corporal-cinestésica, a intrapessoal, a interpessoal e a naturalista. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 126-144.

Palavras-chave : ambiente virtual de aprendizagem; inteligências múltiplas; conteúdo digital..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )