SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Ações do enfermeiro na atenção básica para prevenção do suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FERNANDES, Márcia Astrês et al. Transtornos mentais e comportamentais por uso de substâncias psicoativas em hospital psiquiátrico. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 64-70. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p64-70.

No presente estudo, teve-se por objetivo descrever o perfil de pacientes, internados em um hospital psiquiátrico, diagnosticados com transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substâncias psicoativas. Estudo documental do tipo restrospectivo, obtido por meio do registro de admissões no livro do serviço. No total, 10,4% dos registros de pacientes internados no ano estudado foram avaliados. Os dados foram organizados em tabelas. Dos resultados, a maioria era homem, adulto jovem, desempregada, com uso simultâneo de drogas, sendo o álcool a substância mais consumida. A taxa de reinternações no ano em questão foi de 29,6%. A prática de intervenções interdisciplinares facilita a qualidade em saúde, de modo que os profissionais possam atuar no acolhimento ao usuário, bem como em suas necessidades de saúde.

Palavras-chave : Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Hospitais Psiquiátricos; Saúde Mental; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License