SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1Habilidades de leitura e escrita de crianças disléxicas e boas leitorasCorporeidade, significação e o primeiro ano de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MAZON, Vania; CARLOTTO, Mary Sandra  e  CAMARA, Sheila. Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento em professores. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 55-66. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi verificar a existência de associação entre as dimensões da Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento em professores de escolas municipais da área urbana de uma cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Maslach Burnout Inventory (MBI), a Escala COPE - Estratégias de Enfrentamento e um questionário de dados sociodemográficos e laborais para caracterização da amostra. A amostra aleatória com critério de proporcionalidade foi composta de 93 professores. Os resultados obtidos por meio da prova de correlação de Pearson revelam que, quanto maior a utilização das estratégias de enfrentamento de coping moderado, suporte emocional, foco na emoção e desligamento mental, maior é o sentimento de Exaustão Emocional. Já quanto maior a utilização de coping ativo, menor o sentimento de Despersonalização. Utilizar coping ativo, buscar suporte emocional e fazer reinterpretação positiva das situações estressoras aumentam o sentimento de realização profissional.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Estratégias de enfrentamento; Coping; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License