SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Os conceitos de envolvimento e experiência nos estudos sobre paternidadeDesenvolvimento da justiça distributiva referente à doação de alimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FRANCA-FREITAS, Maria Luiza Pontes de; DEL PRETTE, Almir  e  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Dotação, habilidades sociais e bem-estar subjetivo. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 133-149. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi identificar possíveis diferenças e semelhanças em relação e habilidades sociais e ao bem-estar subjetivo associadas aos domínios de dotação (inteligência geral, criatividade, socioafetivo e sensoriomotor). Participaram 269 crianças dotadas e talentosas, de ambos os sexos, entre oito e 12 anos. Os participantes responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças e a Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças. Foram encontradas diferenças em algumas classes de habilidade sociais e em alguns indicadores de bem-estar subjetivo para os domínios socioafetivo e sensoriomotor e subdomínios verbal e matemático, sendo este último subdomínio o que apresentou maiores diferenças. Os resultados alcançados trazem algumas contribuições para a área, uma vez que não foram encontradas pesquisas comparando crianças dotadas em diferentes domínios em relação às variáveis deste estudo.

Palavras-chave : Dotação; Talento; Habilidades sociais; Bem-estar subjetivo; Altas habilidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License