SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número2Prazer em ler e formação de leitores: uma abordagem analítico-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Edgley Duarte; MEDRADO, Benedito; LYRA, Jorge  e  QUIRINO, Túlio Romério. Masculinidades na publicidade governamental sobre saúde do homem no Brasil. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.2, pp. 155-174. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.arbp2020v72i1p.155-174.

Este trabalho tem como foco o estudo de práticas discursivas produzidas no processo de implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, no Brasil. O objetivo é analisar repertórios discursivos sobre masculinidades na publicidade oficial do Ministério da Saúde. As análises apresentadas dialogam com os estudos sobre Psicologia Discursiva (PD) e sobre análise de práticas discursivas em psicologia social. Foram analisados os materiais disponíveis nas páginas virtuais do Ministério da Saúde e em seu perfil na plataforma do Facebook®. A análise está organizada em três eixos: 1) saúde como bem-estar, 2) cuidado e família nuclear, e 3) homens e violência. Em linhas gerais, buscamos dar visibilidade à recorrência de repertórios considerados hegemônicos sobre o masculino e o feminino, convivendo com outras linhas de produção de sentidos que explicitam contradições relevantes.

Palavras-chave : Saúde do homem; Política de Saúde; Masculinidade; Comunicação em Saúde; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License