SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A escuta fenomenológica comprometida pela ótica religiosa de uma gestalt-terapeutaFormas de exercer a paternidade em Belém e Évora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERREIRA, Thatianny Bezerra Moreira. Implicações dos comportamentos repetitivos no contexto das relações amorosas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 30-35. ISSN 1809-6867.

Este trabalho descreve, analisa e discute à luz da Gestalt-terapia a complexidade do fenômeno da repetição nas relações. Destacam-se pontos interessantes tais como: a dinâmica do fenômeno em si, as implicações da repetição nas vidas dos seres humanos, bem como os possíveis fatores que estão relacionados à sua reincidência. Estes pontos são discutidos por meio dos relatos de colaboradores obtidos por intermédio de uma entrevista fenomenológica semi-estruturada. Partindo-se destes relatos, foram levantadas algumas conclusões elucidativas para a compreensão do fenômeno pesquisado. Podendo citar como uma dessas conclusões, a de que: percebe-se que os comportamentos repetitivos estão presentes na vida das pessoas não apenas como “reflexos” obtidos pelo mero condicionamento comportamental, mas, sobretudo, como estágios de evolução no processo de aprendizagem e de obtenção de um maior nível de consciência de suas existências no mundo.

Palavras-chave : Repetição; Relações; Awareness; Mecanismos neuróticos; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License