SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Psychology and sport: a phenomenological look on this meeting marked by modernityCreativity workshop with the disabled children's parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

FREITAS, Sylvia Mara Pires de. Psicólogo do trabalho no mundo das práxis capitalista: reflexões fenomenológico-existenciais. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 157-168. ISSN 1809-6867.

O presente artigo, a princípio e de uma maneira breve, contextualiza a Psicologia Industrial, Organizacional e do Trabalho, através de suas construções históricas e dos fundamentos filosóficos das respectivas teorias hegemônicas, que alicerçam os saberes e fazeres do psicólogo no contexto do trabalho. Como foco central, apresenta mais uma leitura para esta subárea da Psicologia, através da fenomenologia e do existencialismo sartreano, possibilitando assim, a ampliação das práticas do psicólogo nas relações do, no e com o trabalho, cerceado pelas práxis capitalistas. Finaliza, levantando questões e considerações sobre a vivência do psicólogo do trabalho, quando, ao ajudar o trabalhador a transcender suas tensões entre o mundo interno e externo, também como trabalhador tem os seus valores balizando as suas próprias tensões nesse contexto. Enfoca então, a necessidade do psicólogo ter consciência de suas limitações e dos preconceitos com fenômenos cotidianos, que podem obstruir mudanças da maneira pela qual vivem o mundo do trabalho.

Keywords : Fenomenologia; Existencialismo; Psicologia do trabalho; Práxis capitalista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License