SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2The subjective senses of production and the subjective configurations in sport specializationThe existencial position in the facing of the pain: a phenomenological approach to injuried athletes’ experiences in treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

KREBS, Ruy J.; COPETTI, Fernando; SERPA, Sidónio  and  ARAUJO, Duarte. Disposições pessoais de tenistas jovens: um estudo fundamentado na teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 1-24. ISSN 1981-9145.

O objetivo deste estudo foi avaliar as disposições pessoais de tenistas jovens com suporte na Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Os dados coletados por Copetti (2001) para sua tese de doutorado foram usados para uma metanálise. Foram identificadas quatro categorias de análise: disposição para engajamento, disposição para permanência, disposição para o abandono e disposição pra reorganizar ações. Os resultados enfatizaram a necessidade de se utilizar os fatores de interação sugeridos no modelo bioecológico e concluiu-se que qualquer avaliação de atributos pessoais de tenistas jovens dependerá da continuidade e descontinuidade de suas disposições pessoais, bem como da interação dos demais fatores que compõe o modelo da Teoria Bioecológica.

Keywords : Disposições pessoais; Tenistas jovens; Teoria bioecológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License