SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Formação em Psicologia Escolar: um Estudo de Levantamento em Universidades Públicas do NordesteSobrecarga e sintomatologia depressiva em familiares cuidadores de pessoas dependentes de álcool e outras drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PERONI, Guilherme Gustavo Holz; MARTINS-SILVA, Priscilla de Oliveira  e  SILVA JUNIOR, Annor da. Os Sentidos do Sindicalismo na Veja: o Período da Globalização e Neoliberalismo. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-22. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14688.

O sindicalismo teve importante participação e influência na política e nos rumos econômicos do Brasil. As mídias influenciam o senso comum, assim como criam e divulgam representações sociais sobre os fenômenos. Com o objetivo de compreender parte do pensamento social da época sobre o sindicalismo, o presente artigo tem como objetivo analisar os sentidos do sindicalismo disseminados pela revista Veja durante o período da globalização e neoliberalismo (1990 a 2002). Para isso, realizou-se uma pesquisa documental na revista Veja, para tal, adotou-se a teoria das representações sociais como aporte teórico, sendo construídas sete categorias de análise. A pesquisa indica uma diversidade de sentidos do sindicalismo, todavia, observa-se uma tendência da Veja em ancorar os sentidos do sindicalismo em valores e significados concernentes aos aspectos da crise do sindicalismo.

Palavras-chave : Trabalho; Sindicalismo; Mídias; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License