SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Burden and depressive symptomatology in family caregivers of people dependent on alcohol and other drugsAnalysis of Stigmatization in the Context of HIV/AIDS: Concepts of People Living with HIV/AIDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ARAUJO, Andressa Araújo de  and  SILVA, Joilson Pereira da. Surdez e Preconceito: uma Análise a partir da Percepção dos Pais de Surdos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14744.

O presente trabalho objetivou analisar a percepção dos pais de surdos sobre o preconceito sofrido pelos seus filhos. Foram pesquisados oito pais de surdos por meio de uma entrevista semiestruturada que foi analisada com o auxílio do Software Iramuteq por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados geraram um dendograma com cinco classes que representam, na visão dos pais, os preconceitos que os filhos surdos, que utilizam a Libras como forma de comunicação, enfrentam. É percebido que o surdo é ainda tratado como deficiente e "doente". Dessa forma, diversos tipos de preconceitos estão presentes no cotidiano dos surdos, os quais têm como autores principais os próprios familiares, a escola e os profissionais da área de saúde.

Keywords : Família; Preconceito; Surdo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License