13 2Sobrecarga e sintomatologia depressiva em familiares cuidadores de pessoas dependentes de álcool e outras drogasAnálise da estigmatização no contexto do HIV/AIDS: Concepções de Pessoas que Vivem com HIV/AIDS 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ARAUJO, Andressa Araújo de    SILVA, Joilson Pereira da. Surdez e Preconceito: uma Análise a partir da Percepção dos Pais de Surdos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2020, 13, 2, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14744.

O presente trabalho objetivou analisar a percepção dos pais de surdos sobre o preconceito sofrido pelos seus filhos. Foram pesquisados oito pais de surdos por meio de uma entrevista semiestruturada que foi analisada com o auxílio do Software Iramuteq por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados geraram um dendograma com cinco classes que representam, na visão dos pais, os preconceitos que os filhos surdos, que utilizam a Libras como forma de comunicação, enfrentam. É percebido que o surdo é ainda tratado como deficiente e "doente". Dessa forma, diversos tipos de preconceitos estão presentes no cotidiano dos surdos, os quais têm como autores principais os próprios familiares, a escola e os profissionais da área de saúde.

: Família; Preconceito; Surdo.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License