SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Redesenho do trabalho de aproximação: via de acesso ao engajamento no trabalho?Servidores públicos no contexto universitário: saúde mental, uso de álcool e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MOURAO, Luciana  e  VALENTINI, Felipe. Uso de vinhetas âncora nas pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1831-1839. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/RPOT/2022.1.22084.

As pesquisas na área de comportamento organizacional são, em geral, realizadas por meio de surveys com uso de escalas Likert. Tais escalas permitem obter feedbacks e conhecer sentimentos e atitudes de diferentes stakeholders, mas são sujeitas ao viés dos estilos de resposta que pode conduzir a resultados espúrios. Este artigo teve por objetivo apresentar o uso de vinhetas âncora como estratégia de controle do viés do estilo de resposta em pesquisas com escala Likert voltadas para a área organizacional. A praticidade e a economicidade constituem importantes critérios para recomendar a adoção das vinhetas âncora, que se mostram como um método útil e de fácil aplicação para o controle de viés da resposta em escalas Likert. Assim, apresentamos o método de uso das vinhetas em cinco passos, que se forem seguidos permitirão melhorar a confiabilidade das pesquisas quantitativas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Palavras-chave : estilos de resposta; escala Likert; vinhetas âncora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License