SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A tarja preta da medicalização": reflexões para a clínica psicológicaViolência intrafamiliar e as repercussões para a saúde da mulher: compreendendo a história de Antônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GONDIM, Liberalina Santos de Souza  e  RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza. Cyberbullying em estudantes do ensino médio em Juazeiro BA. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 102-121. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01artigo48.

O cyberbullying é uma nova forma de bullying em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas para intimidar pessoas. Esta pesquisa utilizou um delineamento quantitativo descritivo e teve como objetivo identificar manifestações de cyberbullying entre alunos do ensino médio de uma escola particular na cidade de Juazeiro-BA. Participaram 46 estudantes do ensino médio entre 14 e 19 anos que responderam a um questionário sobre uso das tecnologias e violência online. A análise foi feita por estatística descritiva. Os resultados mostram níveis consideráveis de agressões online, sendo 18 (39%) vítimas e 12 (26%) agressores. As estratégias de enfrentamento utilizadas pelos jovens foram prioritariamente individuais, como chorar (39%), não reagir (28%), ou responder da mesma forma (22%), demonstrando-se limitadas para lidar com o fenômeno. As repercussões das experiências foram principalmente de ordem psicológica (91%) e social (64%). Considera-se a necessidade de ações intersetoriais de prevenção e enfrentamento ao cyberbullying.

Palavras-chave : Bullying; cyberbullying; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License