SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Em trânsito pelo simbólico: o adolescente e a subjetividade em redeA dor do luto: perspectivas psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

PRIMO, Joana Sampaio  e  ROSA, Miriam Debieux. Amizade, alteridade e o estranho: uma leitura das cartas de Freud a Fliess. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 208-221. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v2p.208.

Apesar de não ser um conceito psicanalítico, a amizade foi uma prática marcadamente importante na elaboração da Psicanálise se considerarmos os lugares estratégicos ocupados pelos amigos na vida de Freud. Prática milenar com distintos significados, as amizades carregam o encontro com a alteridade como uma marca, o que pode compreender um fazer com o outro que implica a criação de novos mundos, portanto, uma prática política. No presente artigo, analisaremos as cartas de Freud a Fliess, amizade concomitante aos primeiros anos de elaboração da teoria psicanalítica, que abarcou modos distintos de lidar com a alteridade, marcas que ficaram registradas nas cartas e na teoria psicanalítica.

Palavras-chave : CORRESPONDÊNCIA FREUD-FLIESS; AMIZADE; ALTERIDADE; PSICANÁLISE; ESTRANHO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License