SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Oficina expressiva em centro de atenção psicossocial: relato de experiência de estágioA compreensão de masculinidade em discursos de profissionais de unidades básicas de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTANA, Jeanny Joana Rodrigues Alves de  e  SOARES, Marina Celestino. A prática da avaliação psicológica em neuropsicologia e psicologia do trânsito durante estágio de formação profissional. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 141-154. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i1.578.

O objetivo do estudo foi discutir a prática da avaliação psicológica nas áreas da neuropsicologia e psicologia do trânsito a partir de relato de experiência de estágio nestas áreas. Cinco estagiários entrevistaram psicólogos nos campos, acompanharam processos de avaliação psicológica e redigiram relatório de atividades. Estes registros foram sintetizados na forma de levantamento de situações-problema da atuação profissional nos contextos e discutidos qualitativamente com base na literatura da área. Os participantes consideraram importante o debate sobre a prática baseada em evidências e o desenvolvimento científico de constructos em psicologia e de novas tecnologias de avaliação psicológica. O estágio em avaliação psicológica em neuropsicologia e psicologia do trânsito foi oportunidade factível para análise da formação competente e ética em avaliação psicológica, comprometida com o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão.

Palavras-chave : avaliação psicológica; prática; pesquisa; neuropsicologia; psicologia do trânsito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License