SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1O discurso da teologia política na produção cultural da violência mítica (com Heidegger e Walter Benjamin)Subjetividade e política sobre drogas: considerações psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

CUNHA, Maicon Pereira da. Freud como pensador do político: sobre a igualdade impossível entre os homens. Rev. Epos [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

A intenção deste artigo é apresentar contribuições do pensamento freudiano para a teoria política. Para isto, delinearemos a construção freudiana sobre o mito do surgimento da sociedade como sendo a dissertação sobre a temática do contrato social. Assim, a versão psicanalítica da constituição das sociedades modernas presente em Totem e Tabu será confrontada com as teses contratualistas da fundação do Estado Moderno, elaboradas por Hobbes e Rousseau, tendo em vista as reflexões críticas de Freud sobre o Estado como garantidor da ordem. Tomaremos como eixo principal a problemática da igualdade, que pode ser questionada com o conceito de narcisismo das pequenas diferenças. Ao discorrer sobre os destinos da força pulsional na constituição do social, vislumbrando seus limites sublimatórios, aprofundaremos como Freud arquiteta esta ideia, e posteriormente avançaremos para a crítica da precária harmonia política construída entre os homens.

Palavras-chave : Freud; política; modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )