SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22Los “extraños en la ciudad”: la clínica y la atención psicosocial en un caso de vulnerabilidad social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

CESAR, Fátima Flórido. Morte e vida na adolescência: da dor e da delícia de ser jovem. Desidades [online]. 2019, n.22, pp. 11-22. ISSN 2318-9282.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o sofrimento na adolescência, que vem se apresentando sob a forma de comportamentos de risco: depressão, ideias e tentativas de suicídio e ataques corporais. Destaco que esse breve estudo partiu da incidência numerosa de suicídios e auto-mutilações que vêm ocorrendo nos últimos anos. A articulação entre algo de caráter epidêmico e a singularidade do adoecimento desses jovens que chegam aos consultórios conduziu-me a recorrer ao relato da história de Ana com seu desamparo e busca de identificação com grupos que se organizam em torno do mortífero. Por outro lado, a atenção aos movimentos de vida e anseio por pertencimento faz-se necessária, reconhecendo aí uma busca por um encontro vitalizador com a analista e uma inserção na vida através dos laços com os pares que comungam de ideais e idiomas subjetivos comuns. O desejo de vida por parte da analista se aliança assim aos recursos de saúde da paciente.

Keywords : adolescência; suicídio; cutting; desamparo; busca de pertencimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License