SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentesOs "nós" da rede: a construção de ações intersetoriais na prevenção ao uso de drogas com jovens escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

ALVARENGA, Cláudia Gersen; PATROCINO, Laís Barbosa  e  BARBI, Lucas. Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 186-199. ISSN 2318-9282.

RESUMO Objetivou-se analisar um trabalho sobre projetos de vida com crianças e adolescentes de uma região periférica de Belo Horizonte, Brasil, que se deu por oficinas de educação em saúde ocorridas em uma instituição filantrópica durante 10 meses. Foram abordados temas como autoconhecimento, autoestima, relações familiares e vínculos afetivos, cuidados com o corpo, cidadania, desigualdades, violências. A análise foi empreendida por meio de questionário diagnóstico aplicado a participantes, atividades realizadas pelo grupo e caderno de campo. Os meninos demonstraram predileção por carreiras de menor qualificação e as meninas por profissões de Ensino Superior. Observou-se a ausência de articulação entre os projetos mencionados e as ações concretas para empreendê-los. A escola não foi mencionada positivamente como um espaço para o alcance dos objetivos. As oficinas de educação em saúde focadas na promoção de projetos de vida se mostraram estratégias potentes para a construção do autoconhecimento, oportunizando a projeção do futuro desejado.

Palavras-chave : projetos de vida; crianças e adolescentes; vulnerabilidade social; educação em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License