SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Avaliação de reincidência de ofensa sexual cometida por adolescentes de 16-18 anosNIAJ, espaço inovador para crianças, adolescentes e jovens? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

RODRIGUES, Maryana de Castro et al. Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária. Desidades [online]. 2021, n.31, pp. 207-219. ISSN 2318-9282.

O processo de entrada no Ensino Superior no Brasil, conhecido como vestibular, é socialmente encarado como uma etapa essencial para a inserção dos jovens na vida adulta, sendo capaz de gerar grande impacto na saúde dos estudantes que se preparam para tal. o presente artigo discute a respeito de uma concepção de saúde e seu vínculo com a experiência educacional, abordando vivências de um Projeto de Extensão em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, realizado em um colégio federal em Niterói-RJ com estudantes vestibulandos. A partir deste trabalho, buscou-se que os alunos se sentissem estimulados a pensar sobre o processo que vivenciavam, tomando a oficina e o grupo como dispositivos para a promoção de saúde na escola. o percurso do projeto contribuiu para o entendimento de que o coletivo opera, de fato, transformações no singular, possibilitando a construção de estratégias de enfrentamento e a potencialização desses jovens diante do processo vivenciado.

Palavras-chave : vestibular; escola; promoção de saúde oficina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License